Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul e Região

Comerciários lotam a Câmara para dizer não ao horário livre

Jaraguá do Sul - Comerciários e comerciárias viraram às costas ao vereador Jeferson de Oliveira, do PSD, durante a sessão desta quinta-feira, 27 de novembro, na Câmara de Vereadores. A atitude foi em protesto a ao vereador e seu projeto de lei (nº 174) que propõe horário livre para o comércio local. A intenção do vereador, revelada na sessão de terça-feira (dia 25), gerou indignação entre os empregados no comércio e dirigentes sindicais de trabalhadores de Jaraguá do Sul e Região, que lotaram a plenária.



Todos foram pedir ao vereador a retirada do projeto e deixar claro para o Legislativo que os comerciários e comerciárias não aceitam trabalhar aos domingos e abrir mão de um direito tão duramente conquistado, que são as folgas. “Temos família, temos vontade de ficar com ela pelo menos aos domingos”, afirma a comerciária Marli. O vereador Jeferson confirmou a intenção de fazer os comerciários trabalharem aos domingos e usou argumentos incoerentes e desumanos, como fazer horas extras para ganhar mais, mesmo às custas da saúde.

A presidenta do Sindicato dos Empregados no Comércio, Ana Roeder, ao falar na tribuna da Câmara, apelou a todos os vereadores para que rejeitem o projeto. João Fiamoncini, do PT, José de Ávila se posicionaram contra o projeto, na tribuna. Na avaliação de Ana, o que acontece é a velha luta de classes. “Estamos lutando há muitos anos pelo fim do trabalho aos domingos. Trata-se de uma questão mundial acabar com o trabalho aos domingos. Não se trabalha aos domingos na França, na Itália, na Espanha e aqui em Jaraguá do Sul o vereador propõe uma coisa dessas”, afirma Ana, que representa os trabalhadores em nível nacional e internacional, enquanto dirigente da CUT, Central Única dos Trabalhadores.



Durante o dia, os dirigentes do Sindicato entregaram a cada vereador uma Moção de Repúdio, assinada pelos presidentes dos Sindicatos de Trabalhadores de Jaraguá do Sul e Região (em anexo). A presidenta do Sindicato dos Empregados do Comércio considera irresponsável a atitude do vereador ao entrar com um projeto com esse teor sem consultar as partes interessadas. “O projeto foi feito na calada da noite e somente iria beneficiar as grandes empresas que não estão satisfeitas em ter que respeitar a lei”. De acordo com o depoimento de outros vereadores e da própria presidenta do Sindicato, tampouco a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) se mostrou favorável ao projeto de Jeferson de Oliveira. Fonte: Informaeditora